A mãe imigrante de Dorothea Lange



A imagem de Florence Owens Thompson e seus filhos, tomada em 1936 pela fotógrafa americana Dorothea Lange, em um acampamento para trabalhadores agrícolas, cerca de 280 km ao norte de Los Angeles, tornou-se ícone da Grande Depressão. Intitulada "Migrant Mother", ela figura entre as mais importantes fotos de todos os tempos.

Lange tinha acabado de completar um trabalho fotográfico de um mês de duração e estava dirigindo de volta para casa, quando ela viu o acampamento. Algo a levou a adiar sua viagem para casa e entrar no acampamento. Ela foi imediatamente atraído para a mulher e tomou uma série de seis tiros - as únicas fotos que ela tirou naquele dia. A mulher era a mãe de sete filhos e estava a beira da inanição.

Depois de voltar para casa, Lange alertou o editor de um jornal de San Francisco para a situação dos trabalhadores no campo, apresentando duas das seis fotos realizadas. O editor informou as autoridades federais e publicou um artigo com as fotos. Como resultado, o governo enviou cerca de 9 toneladas. de alimento para o acampamento. As fotos tiveram grande impacto social, influenciando John Steinbeck a escrever o romance The Grapes of Wrath.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário